HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
09/01/2004
Governo de SP reduz "Escola da Família"

Menos de seis meses após a sua implantação, o governo do Estado irá desativar o programa "Escola da Família" em cerca de 220 escolas -aproximadamente 30 delas na cidade de São Paulo- por falta de público.

A desativação -que poderá ser temporária ou definitiva- deve ocorrer no começo de fevereiro.

O "Escola da Família" é apontado pelo governo estadual como o maior programa do mundo apoiado pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) em total de escolas envolvidas.

Hoje, o "Escola da Família" atinge 5.306 escolas estaduais em 645 municípios, das quais 1.059 na cidade de São Paulo. O programa busca utilizar o espaço físico das escolas nos fins de semana para a prática de lazer, esporte, cultura e qualificação profissional.

Segundo a Coordenadoria Executiva do "Escola da Família", a estimativa é que de duas a três escolas sejam fechadas em cada uma das 89 diretorias de ensino.

O número exato de unidades que terão o programa desativado será fornecido pelas próprias diretorias de ensino após avaliação que termina no final deste mês, segundo a coordenadoria. Amanhã, quando o programa será retomado, após o intervalo das férias de final de ano, todas as escolas funcionarão normalmente.

As escolas passíveis de desativação do programa serão, segundo a coordenadora executiva do "Escola da Família", Cristina Cordeiro, unidades que ficam muito próximas de outras, o que ocasiona "concorrência desnecessária".

Nas regiões centrais das cidades, o programa também deve ser desativado nas escolas que têm a maioria de seus alunos residentes na periferia. Isso porque nem os alunos nem os moradores da região participam do programa.

Mesmo com a desativação do programa em algumas unidades, Cordeiro acredita que o desempenho do "Escola da Família" não estará comprometido porque os locais afetados representam um número pequeno diante do total do Estado (5.306).

Resposta
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) deu início, em agosto último, ao projeto "Escola da Família" três semanas após a prefeita Marta Suplicy (PT) e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terem inaugurado o primeiro CEU (Centro Educacional Unificado).

Os CEUs têm como um dos destaques o fato de abrir aos finais de semana para a comunidade, com opções como piscinas e teatros.



ROGÉRIO PAGNAN
da Folha de S. Paulo, Ribeirão Preto

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
08/01/2004 MEC quer avaliação única para ensino básico
08/01/2004
Lula sanciona projeto de renda mínima de Suplicy
08/01/2004
Polícia ensina idoso a não cair em golpes
08/01/2004
Ter fé faz bem para a saúde
08/01/2004
Fome Zero ultrapassa meta e atende 1,9 milhão de famílias no primeiro ano
08/01/2004
IBGE confirma recuperação da indústria
08/01/2004
Remédios têm preços reajustados em até 12,6% já a partir deste mês
08/01/2004
Lula exige que os ministros criem metas para emprego
07/01/2004
Greve no INSS deixa cem mil sem perícia médica
07/01/2004
OIT diz que 19 milhões de latino-americanos não tiveram emprego em 2003