HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

violência infantil
14/06/2004
Escolas se unem contra maus-tratos à criança

A Semana de Mobilização das Escolas começa hoje no Rio Grande do Sul , mas o engajamento na luta contra maus-tratos às crianças já teve início. Integrados à programação da campanha O Amor é a Melhor Herança - Cuide das Crianças que, de 31 de maio a 5 de junho incentiva instituições a concentrarem esforços pela causa, professores e alunos fazem da temática uma experiência cotidiana.

Não é à toa que, aos quatro anos, Valentina Rossi, traz na ponta da língua os seus direitos. Aluna da Caracol Escolinha, que desde o ano passado desenvolve projetos no bairro Bela Vista, em Porto Alegre, a menina agora ensina as lições que aprendeu dos monstrinhos da campanha da RBS:

" A família tem de dar carinho para as crianças. O pai e a mãe têm de dar educação, comida e brinquedos. E criança deve ficar em casa, na escola ou passeando. Não pode trabalhar", diz.

No ano passado, os 90 alunos da instituição produziram livros coletivos sobre o tema, reunindo desenhos e textos sobre temas como cuidado e igualdade entre crianças de diferentes raças e nações.

Durante a Semana de Mobilização, que se estende até 5 de junho, esses e outros trabalhos serão expostos às famílias. Inspirados pelos personagens da campanha, os estudantes produzirão materiais sobre valorização da família e do afeto.

Escolas que desejarem aderir à campanha devem manifestar sua intenção por meio de ações que estimulem o processo de reflexão e atitude sobre o tema. As instituições mais mobilizadas que informarem à Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho sobre suas atividades poderão receber uma visita dos monstrinhos da campanha.

A escola infantil Meladinho, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre , faz parte do grupo de instituições mobilizadas. A programação começará com a visita de uma mãe gestante, que falará sobre a gestação para as crianças, mostrando exames, vídeos e fotos, além de contar a elas como o bebê se desenvolve. A atividade integra um projeto de valorização do corpo, um dos princípios para a auto-estima e o cuidado.

"A questão do corpo está diretamente relacionada com a identidade e com a saúde. Percebemos que ao longo do projeto as crianças começam a cobrar mais dos colegas e de suas famílias que evitem agressões", diz a diretora pedagógica da escola, Maria Inês Spolidoro Oliveira.



LETÍCIA DUARTE
do jornal Zero Hora

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
14/06/2004 "Vejo populismo na proposta de cotas"
09/06/2004 Educação à distância do MEC quer atender escolas mais pobres
09/06/2004 Mulheres que adotam crianças têm direito ao salário-maternidade
09/06/2004 Crimes migram para o Interior
09/06/2004 Juventude vai ser tema de conferência
09/06/2004 Exército destrói 3.015 armas doadas durante campanha no Paraná
09/06/2004 Ministério diz que assistência gratuita cresceu
09/06/2004 País é 5º em ranking de homicídios de jovens
09/06/2004 Grupo analisa política para juventude
09/06/2004 MEC propõe loteria para ajudar a financiar universidade pública