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enem
14/07/2004
Alunos de maior renda tiram as melhores notas

BRASÍLIA. Alunos de famílias de nível socioeconômico mais alto, com mais acesso a bens e serviços como TV por assinatura, computador, internet, telefone celular, videocassete e DVD, tiveram melhor desempenho no último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2003. Numa escala de 0 a 100 na prova objetiva, eles alcançaram média de 63 pontos contra 41 dos estudantes com menor acesso.

A diferença de 22 pontos foi constatada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) ao cruzar os resultados do teste com os dados do perfil socioeconômico fornecidos pelos estudantes. O Inep considerou outras situações que podem influenciar no rendimento dos alunos. Atividades extracurriculares, como estudar uma língua estrangeira, fazer curso de informática, pré-vestibular ou praticar esportes, também melhoram o desempenho no Enem.

Diferença
De acordo com o Inep, os estudantes com esse tipo de atividade extra-classe tiraram nota média até 17 pontos maior do que os demais colegas. Da mesma forma, quem lê jornais, revistas e livros obteve média até sete pontos acima de quem não tem o hábito da leitura, mesma diferença em favor de quem freqüenta escolas mais equipadas, com melhor infra-estrutura e ambiente de estudo.

Outras avaliações do Ministério da Educação têm demonstrado o que o senso comum já indica: uma escola melhor estruturada, com ambiente propício ao estudo, tem impacto positivo sobre o rendimento dos estudantes. Bem diferente é a situação de quem estuda em áreas de risco, nas imediações de penitenciárias sujeitas a rebeliões, por exemplo.

Participaram do Enem no ano passado 1,3 milhão de estudantes de escolas públicas e privadas. O Enem 2004 será aplicado em 29 de agosto.


As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

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