.
              
 
HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

incentivo
27/09/2004
Ministério do Esporte financiará projetos sociais voltados à infância

"O esporte não é um mero entretenimento", afirma Meyre France Ferreira Leão, assistente da Secretaria Executiva do Ministério do Esporte. O Ministério do Esporte e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) abrem inscrições para entidades que desejam captar recursos em projetos esportivos sociais para crianças e adolescentes carentes com idade até 18 anos.

O projeto pretende promover a inclusão social dos jovens por meio de atividades esportivas. "O esporte é uma alternativa para problemas como drogas e violência. É um gerador de renda, mobilizador social e incentivador de atividades saudáveis", diz Meyre France.

Além de ONGs,empresas interessadas em financiar projetos esportivos também poderão participar do programa. Quado fizer sua doação, o empresário poderá saber a qual projeto estará apoiando. A edição de 2003 contou com cerca de 50 programas aprovados de Estados como Amazônia, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro e outros.

A comissão responsável pela seleção é formada por dois integrantes do Ministério do Esporte, um do Conanda e um da sociedade civil. Já o financiamento do projeto fica por conta do Fundo Nacional para a Criança e o Adolescente (FNCA) que também é reposnácel por auxiliar o projeto na captação de recursos.

Para se inscrever, é necessário que a ONG apresente o protocolo do formulário-padrão acompanhado dos documentos exigidos no Edital (verificar no site). A versão digitalizada está disponível para dowload no site do Miistério do Esporte.

Recomenda-se anexar ao Formulário-Padrão dados adicionais sobre o projeto, profissionais envolvidos e outros documentos que favoreçam a avaliação da proposta. Após a inscrição e até o encerramento de sua análise, não será permitido anexar novos documentos ou informes, apenas por solicitação expressa da Comissão de Chancela aos Projetos Esportivos Sociais ou do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Além disso, não serão permitidas a reprodução do projeto, dos anexos e de outros materiais protocolados. É importante ressaltar que uma vez entregues, os materiais não serão mais devolvidos. Portanto, recomenda-se que o participante guarde consigo cópias do que tiver sido enviado ao Ministério.

Para serem avaliadas, as propostas devem atender a alguns critérios: clareza, exatidão, caráter esportivo e educacional, participação da coletividade, viabilidade técnica e consistência da atividade, atendimento de áreas sociais e esportivos. Em até 15 dias úteis, após apresentação das informações complementares solicitadas, o participante será comunicado sobre o resultado da decisão da Comissão de Chancela aos Projetos Esportivos Sociais.

Os projetos que não obtiveram aprovação ficarão disponíveis para retirada pelo participante ou seu representante legal no prazo de 30 dias úteis, depois do recebimento da carta de indeferimento. Se os trabalhos não forem pegos nesse período, serão inutilizados.

Serviço
As ONGs podem se inscrever pelo site do programa. Em caso de dúvidas no preenchimento do formulário-padrão, a Comissão de Chancela aos Projetos Esportivos Sociais atende nos dias úteis das 10 às 16 horas pelos seguintes telefones: (0XX61) 217-1850/217-1884.

A inscrição poderá ser enviada pelo Correio para o seguinte endereço:
Ministério do Esporte
Esplanada dos Ministérios, Bloco A, Térreo
Brasília - DF
CEP 70054-900

As informações são do site Setor3.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
27 /09/2004 Diferença entre escola pública e paga é maior até 8.ª série
27 /09/2004
Cresce atuação da mulher no mundo financeiro
27 /09/2004
Gravidez cresce entre adolescentes da elite
24 /09/2004
Renda cai e desemprego estaciona
24 /09/2004
Índices de mortalidade materna são inaceitáveis, afirmam especialistas
24 /09/2004
Amazonas incentiva gestão conjunta de escolas
24 /09/2004
Brasil não possui dados sobre a eficácia do Disque-Denúncia
24 /09/2004
Secretário afasta 10 diretores da Febem
23 /09/2004
Quintuplica número de brasileiros nos EUA
23 /09/2004
Brasil terá rede de bancos de sangue de cordão umbilical e placentário