HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

pressão
30/03/2004
Governadores propõem "mutirão" por emprego

Em documento divulgado ontem, os oito governadores do PSDB, reunidos em Fortaleza, cobraram a retomada do crescimento econômico do país e decidiram propor um "mutirão" com os demais governadores para sugerir ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva alternativas que levem à geração de emprego e renda.

A idéia proposta no texto, redigido ontem mesmo no Palácio Iracema, sede do governo do Ceará, é que seja feita uma reunião suprapartidária entre todos os governadores e Lula, no próximo dia 26, em Brasília.

Ao rebater as críticas feitas pela manhã pelo presidente Lula, em São Caetano do Sul (SP), de que a oposição cria fatos políticos com intuito eleitoral, o governador Aécio Neves (MG) afirmou que todos os problemas do governo foram criados pela sua própria base.

"O próprio PT tem sido um problema para o governo. [...] Em determinados momentos, cobra-se da oposição um papel que não é dela. Se dependesse só da oposição, o Brasil estaria bem melhor."

Os governadores tucanos insistiram no discurso de que são uma "oposição responsável", diferente da feita pelo PT a Fernando Henrique Cardoso (1995-2002).

Para Geraldo Alckmin (SP), independentemente de questões político-partidárias, é preciso manter a parceria entre União e governos estaduais porque há "uma necessidade urgente de emprego e renda".

Em declarações publicadas na semana passada, o ministro José Dirceu (Casa Civil) afirmou que Aécio e Alckmin são "pragmáticos" porque não sobreviveriam "um mês" sem ajuda da União.

Também participaram do encontro os governadores tucanos Marconi Perillo (GO), Simão Jatene (PA), Cássio Cunha Lima (PB), Marcelo Miranda (TO), Ivo Cassol (RO) e Lúcio Alcântara (CE).

Além da cobrança por crescimento econômico, os governadores elencaram outros dez itens no documento escrito logo após a reunião. Desses, nove eram de cobranças ao governo federal. O último item tratava da posição do PSDB nas eleições deste ano.

 


As informações são da Folha Online.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
29/03/2004 Grupo do MEC discute reforma universitária
29/03/2004
Funcionalismo cresce pela 1ª vez desde 1992
29/03/2004
Governo Lula abre concurso para 36 mil novas vagas desde a posse
29/03/2004
Economia brasileira segue frágil, diz BID
29/03/2004
Globalização ajuda a agravar trabalho escravo, diz OIT
29/03/2004
"Pai terceirizado" ajuda criança a estudar
29/03/2004
Saúde libera verba para municípios
29/03/2004
Aluno da rede pública tem avaliação melhor
26/03/2004
Quase metade das crianças brasileiras tem anemia, diz Unicef
26/03/2004
Fundações Roberto Marinho e Victor Civita se unem em prol da educação