HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
29/03/2004
Aluno da rede pública tem avaliação melhor

Pesquisas feitas por duas das principais universidades do Brasil, a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade de Brasília (UnB), mostram que os alunos que fizeram o ensino médio na rede pública tendem a ter um desempenho melhor durante o ensino superior.

Os levantamentos das duas universidades vão ao encontro das idéias do ministro da Educação, Tarso Genro, que defende reserva de vagas para alunos menos favorecidos, como os de baixa renda, além de negros e índios.

Uma proposta que determina a reserva de vagas nas universidades federais para os alunos provenientes de escolas públicas foi aprovada pelo Senado no mês passado. O texto ainda será analisado pela Câmara dos Deputados.

A Unicamp constatou que os alunos que fizeram o ensino médio na rede pública tiveram um desempenho melhor do que os da particular, comparados os com notas parecidas no vestibular.

O estudo concluiu que os alunos que vieram de escola pública tiveram, na classificação final, em média, desempenho 4% superior aos das escolas privadas: numa turma de cem alunos, os de escolas públicas avançariam, em média, quatro posições em relação aos das privadas.

A pesquisa foi realizada com cerca de 7.000 alunos que ingressaram na universidade entre 1994 e 1997. Os alunos foram acompanhados até 2002, quando 4.955 já tinham se formado. O estudo avaliou os que haviam se formado e também os que ainda não tinham concluído o curso.

"Acreditamos que isso seja porque o estudante da escola pública enfrentou muito mais obstáculos e dificuldades do que aquele que passou a vida na escola privada. Se, no vestibular, ele tirou nota semelhante ao da escola privada, é porque ele tem mais capacidade. Quando você coloca os dois nas mesmas condições, o que tem mais capacidade se dá melhor", afirma o reitor da Unicamp, Carlos Henrique de Brito Cruz.

Para Cruz, a explicação do efeito não é que a escola pública seja boa, mas justamente o contrário. "Pelo fato de ela ser ruim, o aluno tem de vencer o obstáculo da precariedade do curso e consegue correr mais rápido que os outros que não tiveram esse desafio."

Renato Pedrosa, coordenador de pesquisa da comissão do vestibular, destaca que não é possível dizer que os alunos da rede pública são melhores "no geral". "Os alunos da rede pública são melhores se partem do mesmo nível [nota no vestibular] que os outros", afirmou Pedrosa.

O estudo está sendo analisado por uma comissão do Conselho Universitário da instituição, que deverá propor formas de acesso à universidade que proporcionem maior inclusão social.

UnB
Na UnB, os estudantes que participam de algum tipo de programa de auxílio em 56 cursos têm rendimento melhor em 55 -apenas em educação artística o fato não ocorreu. Por volta de 2.500 alunos recebem auxílio, o que equivale a cerca de 10% do total. Os dados referem-se ao primeiro semestre de 2003.

Segundo a responsável pela Diretoria de Desenvolvimento Social da universidade, Maria do Socorro Gomes Mendes, quase a totalidade dos estudantes beneficiados provém da rede pública (da particular, há apenas alguns que ganharam bolsa). "Todos são de baixa renda. Com a ajuda, tentamos diminuir a evasão e a reprovação dos alunos", disse.

"Podemos dizer que um aluno de baixa renda valoriza mais a vaga. Ele sabe que é uma das poucas oportunidades de ascensão", apontou Mendes.

Os estudantes de baixa renda da universidade ganham desconto no restaurante, auxílio-moradia ou ajuda de custo.




FERNANDA MENA
FÁBIO TAKAHASHI
CLÁUDIA COLLUCCI
da Folha de S.Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
26/03/2004 Quase metade das crianças brasileiras tem anemia, diz Unicef
26/03/2004
Fundações Roberto Marinho e Victor Civita se unem em prol da educação
26/03/2004
Lula diz que Brasil não renova acordo com FMI, mas "sem gritaria"
26/03/2004
Contaminação atinge 25% de banco de leite materno, mostra pesquisa
26/03/2004
Lula culpa os "conservadores" por crise e prevê ano de guerra
26/03/2004
Itapecerica da Serra é a cidade mais violenta da Grande São Paulo
26/03/2004
'The Economist’: Poder Judiciário é jurássico
26/03/2004
Centrais fazem protesto contra proposta de reforma sindical
26/03/2004
Governo falha no combate à corrupção
25/03/2004
Governo deve recurso a programa infantil