Com dois anos de atraso, a administração
Geraldo Alckmin (PSDB) vai entregar neste domingo a interligação
da linha de trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos)
com o metrô na estação da Luz, no centro
da cidade de São Paulo.
A inauguração ocorrerá uma semana antes
do primeiro turno da eleição municipal, na qual
um dos concorrentes é o tucano José Serra, apoiado
por Alckmin.
A interligação permitirá o acesso dos
passageiros aos dois sistemas com o mesmo bilhete, isto é,
sem a necessidade de pagar outra passagem ou pegar uma senha
para efetuar a troca do tíquete -como ocorre hoje.
A ligação subterrânea, por enquanto, funcionará
apenas nos finais de semana e feriados -segundo o governo
estadual, será um período de testes. Só
no final de novembro, quando for totalmente liberada, deve
desatar um dos mais antigos nós do sistema ferroviário
da região metropolitana: o acesso direto dos passageiros
da zona leste ao centro velho.
A interligação, parte de um projeto maior intitulado
Integração Centro, estava prevista para entrar
em funcionamento em setembro de 2002. Segundo a assessoria
de imprensa da CPTM, vários fatores concorreram para
o atraso das obras necessárias à liberação
da passagem: inundações na estação,
muros que tombaram e entraves burocráticos.
Outra justificativa apresentada por assessores da empresa
é o fato de as obras terem sido feitas sem o fechamento
da estação.
Hoje, a integração dos trens metropolitanos
com o metrô pode ser feita nas estações
da Barra Funda e do Brás. Com a abertura da interligação
na Luz, o governo estadual espera um salto de mais de seis
vezes na circulação de passageiros na estação
-estima que 200 mil pessoas passarão diariamente por
lá. Hoje, são 32 mil.
O projeto Integração Centro prevê gastos
de US$ 95,1 milhões, sendo quase a metade de empréstimos
do Bird (Banco Mundial). A maior parte dos recursos (92,8%)
já foi gasta.
Na cerimônia de domingo, que deve contar com a presença
de Alckmin, serão apresentadas as intervenções
na estação da Luz. Sob as quatro plataformas
foram construídos dois saguões subterrâneos
e três acessos (com piso de granito) -para as ruas Mauá
e Cásper Líbero e para a Pinacoteca. Haverá
19 escadas rolantes e um elevador para portadores de deficiência.
Crescimento
Inaugurada em 1901, a estação da Luz
se transformará na terceira maior da cidade em fluxo
de passageiros com a interligação entre trens
e metrô.
A circulação prevista de 200 mil pessoas só
será inferior a das estações Sé
(650 mil por dia) e Paraíso (280 mil). Em três
anos o governo estadual calcula que já estará
em funcionamento a linha 4 do metrô, que se estenderá
de lá até a Vila Sônia (zona oeste). Com
isso, a previsão é que o fluxo dobre, atingindo
400 mil passageiros diários.
A multidão que passará pelo centro tem atraído
investimentos culturais. A um custo de R$ 30 milhões,
está sendo erguida a Estação da Luz da
Nossa Língua, um centro de referência da língua
portuguesa com previsão de inauguração
para 2005.
O acesso direto da Luz à Pinacoteca atraiu o interesse
de lojistas do Bom Retiro, que planejam a construção
de um auditório subterrâneo para desfiles de
moda e feira de negócios ao lado da estação.
Diretores da Pinacoteca também cogitam a criação
de um espaço de exposições na estação.
FABIO SCHIVARTCHE
da Folha de S.Paulo
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