HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

o mundo na tv
03/08/2004
Projeto “Vídeo: Cultura e Trabalho" está com inscrições abertas

Lívia Cortizo

Apoiar grupos e movimentos juvenis por meio da apropriação de técnicas e da estética do vídeo digital. Esse é o objetivo do projeto Vídeo: Cultura e Trabalho, que encerra suas inscrições no próximo dia 5.

A iniciativa parte da constatação de que a produção de vídeo digital tem sido utilizada como um instrumento valioso para fortalecer movimentos e organizações juvenis. Um número significativo de jovens tem lançado mão dessa linguagem para mostrar as demandas de sua comunidade, suas bandeiras de luta e reivindicações.

De acordo com a educadora do projeto, Raquel Souza, a Ação Educativa percebeu que a inserção no mundo do trabalho tem sido cada vez mais pautada por esses grupos. “Eles não querem qualquer trabalho, gostariam de usar a criatividade. Tendo noção de vídeo, abre-se uma perspectiva para fortalecerem o trabalho que já exercem. E, além disso, tentamos pensar junto com os jovens estratégias para que essa tecnologia também possibilite geração de renda”.

Um dos criadores do projeto, André Costa afirma que o objetivo da ação não é formar profissionais para o mercado de trabalho. “Queremos formar cidadãos mediadores de cultura que tenham na apropriação da linguagem visual a possibilidade de representar o mundo e sua comunidade de outra forma”. Ele acrescenta que esses grupos desenvolvem ações, mas não aparecem. “O vídeo é valioso nesse aspecto. Damos a oportunidade para que eles divulguem seus trabalhos.”

Conforme Costa, o projeto já possui quase todos os equipamentos para o curso. “Eles terão condições de aprenderem de fato as técnicas. É quase uma faculdade”, anima-se o educador. Segundo ele, o interesse dos jovens pela linguagem audiovisual é muito grande. “É uma linguagem forte e acessada por todos. Uma boa produção é possibilidade de atingir um número grande de pessoas”, ressalta.

O projeto terá início em agosto de 2004 e conclusão em dezembro de 2005, com encontros semanais. Para participar é necessário ter entre 15 e 21 anos e ser integrante de grupos juvenis ou associações comunitárias.

A iniciativa é da organização não-governamental (ONG) Ação Educativa, em parceria com o programa Jovens Escolhas do Instituto Credicard e apoio do Instituto Vitae.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 3151-2333 - ramal 141.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
03/08/2004 Produção de polpa une conservação e renda
02/08/2004
Projetos promovem a integração entre crianças e idosos
02/08/2004 Ação ambiental indígena cresce no Cerrado
02/08/2004 Artistas cearenses visam a valorização da cultura regional
30/07/2004 Programa vai financiar ações ambientais de até R$ 90 mil
30/07/2004
Jovens poderão trabalhar com a cultura aos sábados
30/07/2004
Me Conte Sua História inicia nova etapa
30/07/2004
Fisioterapia assistida por cães ganha espaço no país
30/07/2004
Jovens carentes encontram vida nova no trapézio
30/07/2004
Parque de inovação social vai agrupar 15 organizações