HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

terceira idade
30/07/2004
Me Conte Sua História inicia nova etapa

Veridiana Novaes

Idosos brasileiros terão a possibilidade de compartilhar suas histórias de vida com estudantes de jornalismo no segundo ciclo do programa social Me Conte sua História. Essa é uma iniciativa da Federação Brasileira da Indústria Farmacêutica (Febrafarma). O objetivo do programa é registrar os depoimentos de pessoas residentes em asilos sobre suas trajetórias, provocar o encontro do jovem com uma realidade bem distante e, dessa forma, construir uma conexão de cidadania.

Segundo o autor e coordenador do programa, Jorge Dias, 80% dos projetos sociais do Brasil são voltados para crianças e adolescentes, e os outros 20% são dividos entre as demais ações . “Esse é um segmento muito frágil da sociedade, o idoso é o mais largado. Por isso, a Febrafarma resolveu apoiar essa causa com um programa social consistente e abrangente”, afirma.

Na primeira etapa do Me Conte a Sua História, em junho deste ano, foi lançado um livro com 59 crônicas, narrativas e reportagens, elaborados por estudantes de jornalismo. Participaram universidades de dez estados brasileiros: Ceará, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina e Distrito Federal. Na segunda etapa serão adicionados mais oito: Alagoas, Amazonas, Bahia, Maranhão, Pará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte. “Nosso intuito é abranger o Brasil todo”, ressalta Dias.

Além de ser uma forma de entretenimento, o livro é, também, uma maneira de melhorar as condições de vida da terceira idade. Com a venda dos exemplares pela livraria Saraiva,toda a renda será revertida para as instituições geriátricas inscritas no programa.

Autora das histórias Doce Socorro e Ainda um Sonho, a estudante de jornalismo da Faculdade do Vale do Ipojuca (Favip ), de Caruaru, em Pernambuco, Janayna Cristina Clímaco Costa, comenta que a experiência foi fantástica. “Já fazia trabalho voluntário com crianças. Porém, descobrir o idoso foi super gratificante profissional e individualmente como pessoa. Foi uma forma de resgatar a auto-estima dos idosos e, em mim, um sentimento de cidadania.”

Conforme o estudante da Universiade São Judas, de São Paulo, Paulo Henrique de Souza Bonfim, participar do projeto foi uma maneira de unir o útil ao agradável. Ele conciliou a oportunidade de exercer sua futura profissão com o voluntariado.

“No começo as idosas da Saúde Casa de Repouso e Bem Estar ficavam meio desconfiadas. Mas depois fui criando vinculo e ganhei a confiança delas. Foi incrível perceber que apenas um pouco de afeto pode ajudar alguém. Até hoje as visito”, conta ele.

Bastidores
Janayna e Bonfim relatam comoventes histórias que aconteceram durante o processo de realização do livro, que durou cerca de cinco meses. A estudante ajudou a resgatar, de madrugada, os moradores da Casa dos Pobres, o asilo onde trabalhou quando a instituição foi atingida por uma enchente. “Também ajudei a registrar dona Rita, que não tinha Registro Geral (RG). Como estava fazendo uma ação social, resolvi fazer mais uma.”

Já, o jovem, por um acaso, achou a família de uma de suas personagens em uma cidadezinha na Bahia. “Minha tia baiana levou o livro para Castro Alves, lugar onde a protagonista do meu texto A Vida é uma Festa, Maria Gentille, morou quando ainda moça. Alguns parentes e amigos achavam que ela estava morta”, comenta.

Na verdade, essa é apenas metade do caminho do projeto. São quatro livros que fazem parte da coleção Me Conte a Sua História. “Se depender de mim, essa corrente não acabará nunca, vai ficar para posteridade. Afinal, sempre vão ter idosos carentes de ajuda e atenção”, finaliza Dias.

 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
30/07/2004 Fisioterapia assistida por cães ganha espaço no país
30/07/2004
Jovens carentes encontram vida nova no trapézio
30/07/2004
Parque de inovação social vai agrupar 15 organizações
29/07/2004 ONG ajuda crianças com paralisia cerebral a melhorar a qualidade de vida
29/07/2004 Projeto oferece educação sexual para jovens
29/07/2004 Mulheres usam ervas contra doenças
28/07/2004 Projeto aposta nas mulheres para ajudar na preservação ambiental
28/07/2004
Creche é referência de responsabilidade social
28/07/2004
Saúde & Alegria mostra a Amazônia no Rio de Janeiro
27/07/2004
Coco vira artesanato e é sucesso de exportação