Seis escolas
indígenas de Roraima participam, nesta semana, de uma
capacitação para desenvolver seu planejamento
estratégico nas áreas pedagógica, administrativa
e financeira. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento
da Escola (PDE), programa que incentiva a direçao das
instituições, junto com sua equipe e pais de
alunos, a definir questões como o que é a escola,
o que pretende fazer, aonde pretende chegar, de que maneira
e com quais recursos. Em seguida, cada instituição
define suas metas e ações para a melhoria da
aprendizagem.
O treinamento começou na terça-feira e termina
nesta sexta, em Boa Vista. Participam ao todo 28 escolas e
36 técnicos estaduais e municipais de Roraima que,
posteriormente, deverão atuar como disseminadores e
ensinar o modelo do programa aos gestores das escolas. A realização
é da Secretaria Estadual de Educação
de Roraima, responsável pela liberação
de recursos e o apoio técnico, e do Fundo de Fortalecimento
da Escola (Fundescola), do Ministério da Educação,
que participa com o material de instrução e
os técnicos para ministrar a capacitação.
Em Roraima, o programa já foi implementado em cinco
municípios — Tacaraima, Uiramutã, Alto
Alegre, Amanjari e Boa Vista —, beneficiando 7,6 mil
alunos em 77 escolas estaduais e municipais, segundo informações
do MEC. Lançado em 1998, o Plano de Desenvolvimento
da Escola atinge 4,5 milhões de alunos de 7,3 mil escolas
públicas da rede municipal de 383 municípios
e da rede estadual dos 19 estados das regiões Norte,
Nordeste e Centro-Oeste, áreas de atuação
do Fundescola. Há também mais 3,5 mil escolas
públicas localizadas em municípios fora da área
de atendimento do Fundescola que adotam a metodologia por
conta própria.
O Fundescola, apoiado pelo PNUD, beneficia 8 mil escolas
públicas estaduais e municipais em 19 Estados e 384
cidades das três regiões brasileiras. As iniciativas
ligadas a ele envolvem vários níveis do setor
educacional: aprimoramento da gestão das secretarias
de Educação e das diretorias de escolas, incremento
da infra-estrutura escolar, combate à evasão
e apoio à formação dos professores, entre
outros pontos.
O programa está atualmente em sua segunda etapa, chamada
de Fundescola II. Ela amplia a atuação da primeira
fase (restrita a Norte e Centro-Oeste) e abrange seis principais
iniciativas: elevação das escolas aos padrões
mínimos de funcionamento; estabelecimento de um processo
de desenvolvimento da escola; promoção da comunicação
e mobilização social; fortalecimento dos sistemas
e programas nacionais de informações educacionais;
gestão e desenvolvimento institucional de sistemas
educacionais; e administração do projeto e atividades-piloto.
As informações são
da PrimaPágina.
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