HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
03/09/2004
Escolas indígenas passam por "reciclagem"

Seis escolas indígenas de Roraima participam, nesta semana, de uma capacitação para desenvolver seu planejamento estratégico nas áreas pedagógica, administrativa e financeira. A ação faz parte do Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE), programa que incentiva a direçao das instituições, junto com sua equipe e pais de alunos, a definir questões como o que é a escola, o que pretende fazer, aonde pretende chegar, de que maneira e com quais recursos. Em seguida, cada instituição define suas metas e ações para a melhoria da aprendizagem.

O treinamento começou na terça-feira e termina nesta sexta, em Boa Vista. Participam ao todo 28 escolas e 36 técnicos estaduais e municipais de Roraima que, posteriormente, deverão atuar como disseminadores e ensinar o modelo do programa aos gestores das escolas. A realização é da Secretaria Estadual de Educação de Roraima, responsável pela liberação de recursos e o apoio técnico, e do Fundo de Fortalecimento da Escola (Fundescola), do Ministério da Educação, que participa com o material de instrução e os técnicos para ministrar a capacitação.

Em Roraima, o programa já foi implementado em cinco municípios — Tacaraima, Uiramutã, Alto Alegre, Amanjari e Boa Vista —, beneficiando 7,6 mil alunos em 77 escolas estaduais e municipais, segundo informações do MEC. Lançado em 1998, o Plano de Desenvolvimento da Escola atinge 4,5 milhões de alunos de 7,3 mil escolas públicas da rede municipal de 383 municípios e da rede estadual dos 19 estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, áreas de atuação do Fundescola. Há também mais 3,5 mil escolas públicas localizadas em municípios fora da área de atendimento do Fundescola que adotam a metodologia por conta própria.

O Fundescola, apoiado pelo PNUD, beneficia 8 mil escolas públicas estaduais e municipais em 19 Estados e 384 cidades das três regiões brasileiras. As iniciativas ligadas a ele envolvem vários níveis do setor educacional: aprimoramento da gestão das secretarias de Educação e das diretorias de escolas, incremento da infra-estrutura escolar, combate à evasão e apoio à formação dos professores, entre outros pontos.

O programa está atualmente em sua segunda etapa, chamada de Fundescola II. Ela amplia a atuação da primeira fase (restrita a Norte e Centro-Oeste) e abrange seis principais iniciativas: elevação das escolas aos padrões mínimos de funcionamento; estabelecimento de um processo de desenvolvimento da escola; promoção da comunicação e mobilização social; fortalecimento dos sistemas e programas nacionais de informações educacionais; gestão e desenvolvimento institucional de sistemas educacionais; e administração do projeto e atividades-piloto.


As informações são da PrimaPágina.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
03/09/2004 Rio tem a universidade da fraude, diz Bezzerra
02/09/2004
Escolas começam a coibir uso do cigarro
02/09/2004
Desafio agora é melhorar ensino, diz diretor da Unesco
02/09/2004 Governo promete fazer censo de moradores de rua
01/09/2004 Expansão chega ao consumo das famílias
01/09/2004 Merenda escolar vira tema de livro de receitas
01/09/2004
Começa a nova avaliação do ensino superior
01/09/2004
Militares gastam R$ 3 mi com Aids
01/09/2004 "O abrigo é bom, mas te escraviza"
01/09/2004 Unifesp vai reservar cotas para negros