HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

terceira idade
08/01/2004
Crimes mais freqüentes contra os aposentados

Conto da Aposentadoria: O golpista promete conseguir aposentadoria para quem não é contribuinte do INSS ou está inadimplente. A vítima vai pagando quantias parceladas, sob diversos pretextos, e só percebe o golpe quando já perdeu um bom dinheiro.

Golpe do Reajuste Atrasado: Identificando-se como funcionário de entidade associativa ou sindical, o golpista procura aposentados na saída de bancos ou mesmo em suas casas e afirma que eles têm direito a receber reajustes atrasados. Para agilizar o processo, pede alguns documentos e depósito de 10% para as despesas. Mas, uma vez paga a taxa, ele desaparece.

Conto da Cascata: Um golpista joga um cheque no chão, perto do idoso. Um parceiro o mostra à vítima e avisa quem seria o dono. A pessoa que supostamente o perdeu se mostra agradecida e oferece uma recompensa. Pede para que ambos se dirijam ao banco para descontar o cheque e deixem algo com ela como garantia de que voltarão com o dinheiro. Geralmente, a vítima entrega a bolsa. Quando descobre que o cheque não tem fundos, o golpista fugiu.

Conto do Prêmio: O golpista telefona para a casa da presumível vítima avisando que ela ganhou um prêmio em sorteio. Mas, para recebê-lo, tem de preencher uma ficha cadastral. Dessa forma, consegue os números dos documentos da vítima e, depois, os utiliza em golpes.

Conto do Recadastramento: Golpistas ligam para a casa da vítima dizendo-se funcionários do banco em que ela tem conta. Falam que estão recadastrando os clientes e pedem o número de vários documentos. Depois solicitam que teclem, no aparelho telefônico, a senha de seu cartão. Eles captam os números por sinais sonoros e utilizam a senha para sacar dinheiro da conta da vítima.

 

CRISTINA CHRISTIANO
do Diário de S. Paulo

   
 
   
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
08/01/2004 Ter fé faz bem para a saúde
08/01/2004
Fome Zero ultrapassa meta e atende 1,9 milhão de famílias no primeiro ano
08/01/2004
IBGE confirma recuperação da indústria
08/01/2004
Remédios têm preços reajustados em até 12,6% já a partir deste mês
08/01/2004
Lula exige que os ministros criem metas para emprego
07/01/2004
Greve no INSS deixa cem mil sem perícia médica
07/01/2004
OIT diz que 19 milhões de latino-americanos não tiveram emprego em 2003
07/01/2004
Exportação abrirá 1 milhão de vagas
07/01/2004
Campanha condenará xixi nas ruas
07/01/2004
Governo quer aumentar valores de multas de trânsito ainda este mês