HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

bem na foto
19/04/2004
‘Time’ inclui Lula na lista das cem pessoas mais influentes do mundo

NOVA YORK. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma das cem pessoas mais influentes do mundo, segundo a revista “Time”. Ele está, ao lado do presidente americano, George W. Bush, e do terrorista Osama Bin Laden, na lista dos 19 líderes e revolucionários que, por seu poder, influência ou exemplo moral, mexem com a vida de todos nós. Ele é o único latino-americano citado entre os líderes mundiais, numa lista em que figuram o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o secretário-geral da ONU, Kofi Anan, e o segundo da Al Qaeda, Abu al Zargawi.

Lula é considerado o novo porta-voz do mundo em desenvolvimento e o primeiro líder a aplicar o ativismo social com realismo fiscal. “Apesar de ser radicalmente contra a globalização, Lula insiste que não quer destruir a nova ordem mundial, quer apenas torná-la mais justa”, diz a revista.

Tradição na imprensa americana, todo ano a Time publica a lista dos mais influentes, agrupados em cinco categorias: líderes e revolucionários, cientistas e pensadores, artistas e profissionais do entretenimento, heróis e ícones e empreendedores.

A revista explica que, para a seleção, usa três características para mapear as escolhas. Primeiro, os que claramente têm poder, como Bush, ou os que raramente dão opiniões publicas mas têm influência nos grandes acontecimentos, como o líder xiita Ali Huisaini Sitani. Segundo, os que têm exemplo moral a dar, como o líder sul-africano Nelson Mandela. Em terceiro, estão listados os que podem mudar a vida e o pensamento de milhões de pessoas, como o presidente da China, Hu Jintao, o líder da Coréia do Norte, Kim Jong II, o papa João Paulo II e, claro, Bin Laden.

Entre os políticos americanos de oposição estão o candidato democrata à presidência, John Kerry, e os Clintons — o ex-presidente Bill e a senadora Hillary. Da administração Bush a revista incluiu a conselheira Nacional de Segurança, Condoleezza Rice, mas deixou de fora o secretário de Estado, Colin Powell, e o da Defesa, Donald Rumsfeld. Outra ausência foi a do primeiro-ministro britânico, Tony Blair.

Entre os pensadores estão o professor Bernard Lewis, o filósofo Jurgen Habermas e Louise Arbour, alta-comissária de Direitos Humanos da ONU. Entre os artistas estão a cantora Norah Jones e os atores Sean Penn e Nicole Kidman. O diretor e ator Mel Gibson, que causou polêmica com o filme “A Paixão de Cristo”, está entre os heróis e ícones, assim como o cantor Bono, o Dalai Lama e os atletas David Beckham (futebol), Lance Armstrong (ciclismo) e Tiger Woods (golfe). Entre os empreendedores estão a rede de televisão Al Jazeera e o empresário da comunicação Rupert Murdoch.


As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
19/04/2004 Presidente considera natural greves em seu governo
19/04/2004 Paraná terá mais 19.638 famílias atendidas pelo Programa Bolsa-Família
19/04/2004
Estudo mostra descontrole no salário-família
19/04/2004
Fatecs enfrentam defasagem tecnológica
16/04/2004
‘Bonde’ de Lulu vai ao cemitério
16/04/2004
Só R$ 1 em cada R$ 4 do Fundef é aplicado corretamente
16/04/2004
CPI da exploração sexual apura denúncias em Belém
16/04/2004
Ministério Público abre inquérito sobre as Fatecs
16/04/2004
Luiz Eduardo Soares diz que governo Lula reduziu recursos para segurança
16/04/2004
Número de cheque sem fundos bate recorde