HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

Consciência Negra
20/11/2003
Brasil celebra hoje a luta de Zumbi

O Dia da Consciência Negra é motivo de comemoração hoje em todo o país. Em Alagoas, onde o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa das homenagens a Zumbi, o herói negro da abolição, foi decretado ponto facultativo. Há mais de 300 anos, surgiu no Estado o Quilombo dos Palmares, símbolo da resistência à dominação escravagista.

No Rio, que terá feriado estadual, as homenagens a Zumbi começaram no início da semana, com o lançamento de uma campanha para reduzir a desigualdade racial. O objetivo é incentivar ações afirmativas (políticas públicas ou privadas para combater desigualdades) no trabalho, na educação e na cultura.

A socióloga Rosana Heringer, diretora do Centro de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Candido Mendes, que reúne 40 ONGs nos Diálogos Contra o Racismo, vê ''um bom momento para o Brasil.''

"Não há mais a necessidade de se provar que existe racismo no Brasil. Isto já ficou claro. O que se debate agora é a necessidade de combater o preconceito e se firmar políticas públicas no sentido de promover a igualdade entre as pessoas", avalia.

Uma queima de fogos às 6h, seguida de um desfile cívico com alunos de escolas públicas, marca o início das festividades no Rio. Ao longo do dia, haverá shows de música, espetáculos de teatro e até uma feijoada.

A capital paulista também comemora o Dia da Consciência Negra. Às 10h, a prefeita Marta Suplicy participa da instalação do futuro Museu Afro-Brasil, no Pavilhão Manoel da Nóbrega. É possível que, no próximo ano, o 20 de novembro seja decretado feriado municipal.

No Piauí, o dia será marcado por homenagens à deputada federal Francisca Trindade (PT), morta em julho, aos 37 anos, vítima de um aneurisma cerebral. A deputada começou a carreira no movimento negro e era uma das figuras políticas mais populares da região.

As instituições que lutam pelos direitos dos negros na Bahia vão marcar o dia da morte de Zumbi dos Palmares com duas caminhadas. Ao som de 150 tambores, grupos religiosos, políticos e culturais iniciam manifestação na Liberdade, maior bairro negro da capital baiana.

Em Belo Horizonte, acontece durante toda a semana o 2º Festival de Arte Negra, promovido pela prefeitura. Artistas e estudiosos se apresentam e realizam debates em áreas públicas.

Mato Grosso terá feriado estadual, criado em dezembro do ano passado. A festa em Cuiabá, que inclui reuniões, debates e uma rodada de capoeira, só termina amanhã.

Em Porto Alegre, a prefeitura decretou ponto facultativo. A medida foi a alternativa encontrada pelo prefeito João Verle (PT) após ver derrotada na Justiça sua pretensão de fazer deste dia uma feriado. Por 23 votos contra um, o Tribunal de Justiça concedeu liminar suspendendo a lei


A s informações são do Jornal do Brasil
.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
20/11/2003 Depois do calvário, cinco anos de prazo
20/11/2003 Aprovada punição ao trabalho escravo
20/11/2003 Professores perdem 70% de bônus
20/11/2003 Tiraram diplomas de pós. Perderam dinheiro
20/11/2003 Cristovam diz que Lula está "triste e descontente"
20/11/2003 Ministro liga trabalho infantil a arrocho
20/11/2003 MST chama de "ridícula" a reforma agrária de Lula
20/11/2003 Brancos detêm 74% da renda brasileira
19/11/2003 "Acredito na recuperação do menor infrator", diz Alckmin
19/11/2003 Pai de adolescente assassinada organiza passeata contra o crime