Entre 2002 e 2003, houve uma estabilização
no número de óbitos por acidente de trânsito
na cidade de São Paulo -1.272 mortes, em 2002, contra
1.255, no ano passado. Mas, comparando-se 2000 (último
ano do ex-prefeito Celso Pitta) e 2003, houve aumento de 6%
do número de óbitos.
Os dados do Pro-Aim (Programa de Aprimoramento
das Informações de Mortalidade no Município
de São Paulo) contrariam os divulgados pela CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego, também ligada à
prefeitura), de tendência de queda. Devem ser publicados
em breve em boletim do programa, na esteira da campanha pela
segurança no trânsito da Organização
Mundial da Saúde.
"A hipótese é aquela,
de que as pessoas se acomodam. O próprio Código
de Trânsito não está totalmente implantado.
Muitas infrações ainda não levam à
punição", diz Margarida Maria Tenório
de Azevedo Lira, coordenadora do Pro-Aim, sobre a estabilização.
O programa computa apenas as mortes
de moradores da capital ocorridas nas vias paulistanas, seguindo
a metodologia da OMS, que preconiza o cálculo para
tendências e riscos a partir da população
residente.
A CET faz a conta a partir das ocorrências
-não importa a origem da vítima-, método
comum em estatísticas de trânsito.
A empresa tem ressaltado, em suas
divulgações, a queda do número de mortes
no trânsito na gestão Marta Suplicy (PT). A comparação
dos dados da companhia para 2000 e 2003 aponta uma redução
de 16,4%.
"O objetivo do Pro-Aim é
diferente do nosso", diz Maurício Régio,
assessor de segurança da companhia. O interesse principal
é saber onde os acidentes ocorrem. Ele não vê
problema em usar os dados para checar a evolução.
Segundo Régio, o número
de mortes de pessoas de outros municípios não
deve ser significativo. Mas a companhia não tem detalhamentos
dos seus números desde 2002. De acordo com ele, a retirada
de policiais militares da fiscalização prejudicou
sua base de dados. O assessor disse desconhecer o dado do
Pro-Aim. "As metodologias podem ser complementares",
afirma Margarida Lira.
FABIANE LEITE
da Folha de S.Paulo.
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