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12 /05/2004
Para divulgá-lo, Marta tira R$ 3 mi do bilhete único

A gestão Marta Suplicy (PT) realocou ontem R$ 3 milhões da implantação do bilhete único no transporte para a divulgação publicitária dele. O valor é 36% do que foi gasto no ano nesse projeto pela Prefeitura de São Paulo (R$ 8,3 milhões) ou 8,5% do total orçado para 2004 (R$ 35,3 milhões).

Com o bilhete único, o usuário paga uma tarifa e, por duas horas, poderá fazer quantas viagens quiser nos 15 mil veículos coletivos que prestam serviço à prefeitura.

Ontem, após a publicação do decreto, a secretária Sonia Franieck (Comunicação) disse que é preciso ensinar o usuário a usar o bilhete único e que haverá economia em publicidade neste ano.

Com o remanejamento, o orçamento de Marta para publicidade neste ano chega a R$ 42,2 milhões --fato criticado por vereadores tucanos, animados com a iminente candidatura de José Serra à sucessão da petista.

Ricardo Montoro diz que a prefeitura desrespeitará a lei 9.504/97 se gastar todo o valor orçado para 2004, fato que se repetiu nos três primeiros anos desta gestão. A punição, nesse caso, é multa.

A lei impede que um prefeito gaste em ano eleitoral, com publicidade, mais que a média dos três anos anteriores de governo.

Em valores corrigidos pelo IPC/Fipe, mesmo índice usado pelo Tribunal de Contas do Município, Marta gastou uma média anual de R$ 42 milhões desde 2001. Com o remanejamento de ontem, a prefeitura prevê gastar neste ano R$ 42,2 milhões.

Para o também tucano Roberto Tripoli, "Marta, que já passou Pitta (PSL) há tempos, está chegando perto do gasto de Maluf (PP)".

Pelo cálculo corrigido do vereador, Paulo Maluf (93-96) usou R$ 150,5 milhões em publicidade e Celso Pitta (97-2000), R$ 94 milhões. Contando com o remanejamento do bilhete único, a prefeitura prevê gastar R$ 146,6 milhões em quatro anos de governo.

 

 

FABIO SCHIVARTCHE
da Folha de S.Paulo

 
 
 

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