SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 

sugestão
05/05/2004

Associação paulista apresenta proposta para formalizar comércio informal

BRASÍLIA - O presidente da Associação Comercial de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, apresentou nesta terça-feira ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em audiência no Palácio do Planalto, um projeto para formalizar os trabalhadores que estão no comércio informal.

"A idéia é de se criar a figura do empreendedor pessoa física, porque hoje qualquer um que quer ser empreender é obrigado montar uma empresa, e ele, como pequeno, não tem condição, com isso já sucumbe com o custo de uma empresa. Por que não fazer tudo na pessoa física do empreendedor?".

Segundo Afif Domingos, de nove a dez milhões de pessoas seriam beneficiadas com a formalidade do comércio ilegal. "Isto significa aumentar em 31% o número de contribuintes da Previdência Social", disse Afif Domingos.

Lula achou a sugestão bastante positiva, informou Afif Domingos. "Ele até pediu que a gente seguisse adiante com a idéia. Ele falou que na semana que vem, deve anunciar um pacote ou algumas medidas que venham ao encontro da facilidade das pessoas. Agora esta pode ser incluída entre elas. A vontade do presidente é de promover a inclusão no campo econômico", adiantou Domingos.

Segundo dados da Associação Comercial de São Paulo, a economia informal é a que mais cresce hoje no Brasil. Afif Domingos informou que essa economia pode crescer na formalidade e isso só vai acontecer se houver facilidade.

"O grande problema do empreendedor informal nos dias de hoje, é que ele não pagando imposto está na total informalidade. Ele não pode comprar uma casa ou um automóvel, porque não pode comprovar uma renda. Então ele não é um cidadão, ele não tem o direito à cidadania. Se ele paga o mínimo e tem este direito com renda comprovada ele vai se tornar um cidadão", disse Afif Domingos.


As informações são da Agência Brasil.

 
 
 

notícias ANTERIOREs
04/05/2004 Prazo para início de desconto na taxa do lixo continua indefinido
04/05/2004 Alunos da rede estadual de SP terão 5 mil vagas em cursinho para a USP
04/05/2004
Morte por acidente se estabiliza em São Paulo entre 2002 e 2003
03/05/2004
Cortes de árvores são motivo de briga judicial
03/05/2004
São Paulo tem seis assassinatos de jovens a cada dia, diz prefeitura
03/05/2004
Projeto leva vídeos brasileiros a mais de cem mil crianças paulistanas
30/04/2004
Documento aponta acordos em licitação
30/04/2004
Subsolo de São Paulo tem água boa para consumo
30/04/2004
Prefeitura aumenta em 48% gastos com túneis da Faria Lima
30 /04/2004
Prefeitura descarta vazamento de propostas