SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
15/10/2003
Estudo define setores que podem ajudar a desenvolver a zona leste

A desempregada Kelly Cristina Santos Rosa, de 19 anos, torce para que as perspectivas melhorem para a região onde mora, em Itaquera, na zona leste de São Paulo. "Tinha de ter fábricas de roupas, sapatos e peças por aqui", acredita. A idéia de Kelly pode se concretizar em breve. Os setores têxtil e de bens de capital - com destaque para máquinas pesadas e turbinas e motores a gás - foram indicados pela consultoria A. T. Kearney como os mais propícios para atrair investimentos para a zona leste, segundo um estudo encomendado pela Prefeitura.

A recomendação para dar prioridade aos dois segmentos faz parte do relatório da segunda fase do plano de desenvolvimento da região, divulgado ontem, no Palácio das Indústrias. O projeto terá ainda uma terceira etapa, em que serão definidos os meios de atrair empresas dos dois setores para a zona leste. Na primeira fase, concluída em setembro, a consultoria indicou uma área desocupada em Itaquera - cortada pela Avenida Jacu-Pêssego - como local ideal para novas indústrias.

Aprovação - O bancário Milton Sérgio de Souza Vicente, de 43 anos, que mora perto do ponto escolhido, aprova a idéia. Para ele, faltam opções de emprego no bairro. "O pessoal todo vai trabalhar no centro", explica. A aposentada Arlinda Rosa Nascimento, de 61 anos, concorda. "Tem muito jovem por aqui fazendo o que não deve."

Segundo o vice-presidente da A.T. Kearney, George Freund, foram analisados todos os setores que têm potencial para apresentar crescimento no mercado interno e, principalmente, no mercado externo. A consultoria concluiu que tanto a indústria têxtil como as fábricas de máquinas e de turbinas e motores a gás se encaixavam dentro do perfil procurado.

Segundo o assessor especial da prefeita, Branislav Kontic, a Zona de Uso Preferencialmente Industrial que a Prefeitura criará em Itaquera terá como principal modelo uma área de Xangai, na China.

Maurício Moraes
O Estado de S. Paulo

 

 
 
 

notícias ANTERIORES
15/10/2003 Heliópolis passará por urbanização
14/10/2003 PT decide: só Marta é candidata em S. Paulo
14/10/2003 Ambulatório de SP tratará problema de xxi na cama
14/10/2003 Maria Antônia era o nosso Quartier Latin
13/10/2003 Solidariedade é marca do Dia das Crianças na capital
13/10/2003 Secretário vai pedir a ministro ajuda a hospital filantrópico
13/10/2003 Prefeita inaugura CEU em Pirituba
10/10/2003 CET quer tirar radar à noite. Recebe crítica
10/10/2003 Uma chácara na Marginal. Mas a favela avança