SÓ SÃO PAULO
HOME | NOTÍCIAS | COLUNAS | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
16/12/2003
Viagens a pé somam 6,2 milhões

A falta de dinheiro para pagar a passagem de ônibus e o difícil acesso ao transporte coletivo em São Paulo fazem com que 31% das viagens diárias na Capital sejam feitas a pé pela população. Isso significa que dos 20 milhões de deslocamentos realizados na cidade diariamente, 6,2 milhões são feitos gastando a sola do sapato.

As informações fazem parte do “Circular em São Paulo”, publicação de cinco volumes lançada ontem pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que reúne diversos dados de pesquisas recentes sobre mobilidade e infra-estrutura viária na cidade.

Segundo o presidente da CET, Francisco Macena, grande parte das pessoas que se locomovem a pé são de baixa renda, ou seja, pertencem às classes D e E. “Podemos dizer que pelo menos metade da população das classes D e E em São Paulo não consegue ter acesso ao transporte coletivo.”

De acordo com os dados colhidos, 60% das pessoas que ganham até R$ 500 em São Paulo fazem menos de uma viagem por dia, ou seja, não conseguem usar o transporte coletivo ou o automóvel para se locomover em São Paulo.

A falta de mobilidade é pior no extremo das zonas Leste e Sul. Em bairros como Lageado, Cidade Tiradentes e Guaianazes, na Zona Leste, e Parelheiros, na Zona Sul, o índice de mobilidade varia entre 0,87 e 1,12, menos de uma viagem por dia. “É um quadro alarmante de exclusão”, afirma Macena.

A Prefeitura de São Paulo e de outros municípios participam de um movimento nacional para obter recursos do Governo federal para subsidiar o transporte coletivo. Segundo Macena, é uma tentativa de baratear a tarifa e incluir a população de baixa renda no sistema de transporte.

O secretário municipal dos Transportes, Jilmar Tatto, voltou ontem a cobrar agilidade do Governo estadual para que sejam instalados validadores eletrônicos nas estações de trens e Metrô, para integrar o sistema de transporte da cidade e ampliar o uso do bilhete único.

O secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, rebateu dizendo que espera, há 40 dias, que a Prefeitura forneça documentos com informações sobre os aparelhos. Ele quer saber também como a administração municipal pretende ressarcir o Governo estadual pelas passagens de Metrô e trem no processo de integração.

REGINA TERRAZ
do Diário de S.Paulo
 
 
 

notícias ANTERIORES
16/12/2003
Carnês do IPTU e do lixo serão enviados juntos
16/12/2003 Valet terá que informar onde pára os carros
15/12/2003 Crise e combustível caro diminuem os congestionamentos na Capital
15/12/2003 Chalita diz não concordar com Prefeitura de SP sobre L.A.
15/12/2003 Faculdade para negros faz vestibular
15/12/2003 Aumento de 8,5% no IPTU é aprovado
09/12/2003 Caem recursos da indústria do cigarro
09/12/2003 Com parcerias, prefeitura tenta melhorar acesso para deficientes
09/12/2003 Aposentado não pagará taxa do lixo
09/12/2003 Rio Tietê teve prova de natação por duas décadas