HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

educação
02/04/2004
Lula quer provão no ensino fundamental

ARARAS (SP). O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem que vai criar um exame para avaliar o ensino fundamental a cada seis meses. Ao justificar a medida, Lula afirmou que 52% das crianças que terminam a 5 série não conseguem interpretar corretamente um texto. Segundo o presidente, que participou em Araras (SP) da inauguração de uma fábrica de café solúvel, os secretários estaduais e, se preciso, os governadores, serão convocados semestralmente para avaliar a eficiência da educação.

“Se necessário, convocarei uma reunião de governadores para que possamos medir a cada seis meses se as crianças estão aprendendo de verdade. Se não estiverem, é preciso mudar o que estamos fazendo. Pedi ao ministro Tarso Genro, porque é importante que a gente comece a fazer testes com as crianças do ensino fundamental a cada seis meses”, disse Lula.

Escola de qualidade
Sem citar o ex-presidente Fernando Henrique, Lula afirmou que o governante deve centrar esforços para que a escola fundamental garanta ensino de qualidade, que capacite os cidadãos a ingressar no mercado de trabalho.

“O objetivo é garantir que a criança aprenda. Não basta um governante se vangloriar de ter todas as crianças na escola. É melhor se vangloriar da qualidade da educação que as crianças têm, que nossos universitários têm”, disse.

O presidente criticou a educação continuada, método aplicado no governo Geraldo Alckmin (PSDB) em São Paulo, no qual o aluno é aprovado automaticamente, sem reprovação. Lula sugeriu que os professores passem por reciclagens e capacitações caso as avaliações semestrais tenham resultados negativos.

“Se a criança não estiver aprendendo porque o ensinamento não está sendo correto, vamos ter também que melhor qualificar os educadores, para que eles possam melhorar a qualidade do ensinamento de nossas crianças”.

Para Lula, este é o momento de fazer essa intervenção na educação nacional. “Se não fizermos agora, cada dia que passar vamos nos arrepender mais de não termos investido no momento certo”, ressaltou.

Boa formação é fundamental
No discurso, feito para uma platéia de operários da Nestlé, Lula disse que dificilmente o Brasil será competitivo no exterior e não fortalecerá sua economia sem uma boa formação que qualifique bem a mão-de-obra.

“Chegará o dia em que não estaremos exportando matéria-prima ou produtos industrializados. O dia mais sagrado desse país será aquele em que estivermos exportando o conhecimento do povo”.

 

ADAURI ANTUNES BARBOSA
do jornal O Globo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
01/04/2004 Carga tributária aumenta no 1º ano de Lula
01/04/2004
Gastos adicionais são uma ameaça para o superávit nas contas públicas
01/04/2004
Registro social deverá ter número unificado
01/04/2004
Farmácias só podem cobrar mais se provarem que compraram com reajuste
01/04/2004
USP, Unicamp e Unesp se auto-avaliam
01/04/2004
Consumo das famílias encolheu R$ 25,8 bi
31/03/2004
MEC desativa programa de financiamento
31/03/2004
Servidores: reajuste maior para salário menor
31/03/2004
SP vai começar a multar "estrangeiro"
31/03/2004
Após ciclone, RS e SC têm mutirão para reconstruir 35 mil imóveis