HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

infância
22/04/2004
Crianças precisam aprender a ter ideais

No segundo dia da 4ª Cúpula Mundial de Mídia para Crianças e Adolescentes, que acontece na Escola Naval, no Rio de Janeiro, uma das palestras mais concorridas foi “Mídia: violência e utopia”. A presidente da Fundação Mundial de Cúpulas de Mídia para Crianças da Austrália, Patricia Edgar, abriu a sessão plenária falando sobre violência e os valores e responsabilidade da mídia.

Discorrendo sobre a responsabilidade dos meios de comunicação, Patrícia lembrou que os conceitos que são difundidos e defendidos pela mídia ocidental, em particular pela americana, têm grande influência sobre todo os países do planeta:

”São valores que regem a cultura da violência, do consumo, do individualismo, do materialismo e do sensacionalismo. As crianças precisam aprender a ter ideais e isso pode e deve ser divulgado.

Melhor às crianças
Citando o Brasil como um possível modelo para o mundo desenvolvido, porque “elegeu seu presidente e quer promover a redistribuição de renda e poder”, Patricia ponderou que talvez seja impossível chegar a uma nova ordem perfeita, mas que é preciso perseguir essa meta.

“Jovens e crianças têm que aprender o que realmente importa na vida. Somos seres sociais. Temos que oferecer às crianças o melhor e não apenas considerá-las um mercado consumidor “, afirmou a pesquisadora australiana.

Na mesma mesa, Andrea Millwood, da BSC, da Inglaterra, lembrou que em seu país um canal comercial tem de mostrar seis horas de programas infantis ou religiosos de forma acessível: em horários nobres da grade de programação.

Imagem violenta
Ela citou pesquisa que indagou a adolescentes qual foi a imagem mais violenta que já haviam visto. Em vez de imagens óbvias, nas quais houvesse cenas de violência envolvendo jovens, os adolescentes britânicos citaram o 11 de setembro, revelando sensibilidade e densidade cultural.


PATRICIA FARIA
do jornal O Globo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
22/04/2004 ONU: brasileiros têm pouca confiança na democracia
22/04/2004
Governo tende a elevar mínimo para R$ 260
22/04/2004
Para Alckmin, meta de 180 mil casas é exagero
20/04/2004
Troca de vagas por isenção fiscal é inconstitucional, afirma jurista
20/04/2004
Deputados que faltaram a sessões terão salário cortado
20/04/2004
Jovens brasileiros e israelenses debatem o medo de morrer
20/04/2004
Serra vê estagnação e retrocesso na educação
20/04/2004
MEC libera R$ 60 milhões para ensino médio nos Estados
20/04/2004
Estudo revela impacto do aumento do salário
20/04/2004
Criança indígena é mais discriminada