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comentário cbn
29/01/2004
Escola reprovada

Os Estados Unidos estão com uma proposta revolucionária para o ensino: reprovar a escola e não o aluno. A idéia é a seguinte: os alunos fazem a prova, do mesmo jeito que fazem hoje, e, se a média da turma for baixa, a escola tem duas alternativas. A primeira é pagar o transporte para que toda a turma faça um reforço em outro local. A segunda é pagar um professor particular para que dê aula para os alunos.

A reincidência da turma pode levar o diretor da escola a ser demitido. Em último caso, a escola deixa de receber verba do governo federal. O assunto ainda está sendo discutido, mas promete gerar muita polêmica. Tirar do aluno o enfoque da repetência pode ser um caminho interessante para melhorar o nível das escola públicas tanto de lá quanto daqui. Talvez assim termine esse círculo vicioso de que o aluno é sempre culpado pelo mal desemprenho escolar.

Santa Catarina é o primeiro estado brasileiro a implementar uma nova proposta de ensino: a de as escolas públicas manterem o aluno no colégio por tempo integral. Como a iniciativa é pioneira é preciso aguardar um pouco para saber se o resultado é positivo. Teoricamente, o aluno que permanece na escola mais tempo tem maiores chances de melhorar seu desempenho. A prática vai dizer se dá certo ou não a escola pública manter seus aluno em tempo integral.

   
 
 
 

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