HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

saúde
29/01/2004
Nova doença neurológica afetaria milhares de homens no mundo

WASHINGTON. Pesquisadores americanos anunciaram ontem a descoberta de uma doença neurodegenerativa que poderia afetar milhares de homens em todo o mundo. A doença tem origem genética e seus sintomas até agora eram confundidos com os dos males de Parkinson e Alzheimer, e com demência senil.

O novo mal é causado por uma falha genética no cromossomo X. Embora a falha já fosse conhecida e associada a uma doença chamada síndrome do cromossomo X frágil, não se imaginava que esse defeito específico pudesse provocar complicações sérias.

A doença recebeu o complicado nome de síndrome de tremores associada ao X frágil, mas está sendo chamada por seus descobridores pela sigla em inglês FXTAS. Os cientistas que a identificaram, da Universidade da Califórnia, estimam que ela afete um em cada três mil homens, a grande maioria com mais de 50 anos.

"A FXTAS pode ser uma das causas mais comuns de tremores e problemas de coordenação e equilíbrio em homens mais velhos. O problema é que até agora não era diagnosticada", disse um dos cientistas envolvidos no estudo, Paul Hagerman.

Os sintomas incluem ainda perda progressiva de memória e ansiedade. Eles começam de forma branda, mas se agravam com o envelhecimento. O estudo foi publicado na revista “Journal of the American Medical Association” (Jama, na sigla em inglês).

Exame de DNA
De acordo com Hagerman, a doença poderá ser identificada com um teste genético simples, feito a partir do DNA de uma amostra de sangue. Hagerman disse à revista “New Scientist” que alguns homens com a doença chegaram a ser inutilmente operados.

"Agora será possível desenvolver um tratamento adequado para os pacientes", destacou o pesquisador.

A doença afeta majoritariamente homens porque como as mulheres têm um par do cromossomo sexual X (os homens têm um X e um Y), mesmo que uma cópia do cromossomo seja defeituosa, a outra é capaz de compensar a falha. No entanto, as mulheres podem transmitir a falha para seus filhos.

Os cientistas descobriram a doença ao estudar avós de crianças afetadas pela síndrome do cromossomo X frágil, a causa mais comum de retardo mental hereditário. A mutação ocorre no gene FMR1, cujo papel é ajudar a manter a saúde das células do cérebro. Ainda não há um tratamento específico para o distúrbio.


As informações são do jornal O Globo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
29/01/2004 Tarso descarta cobrança de mensalidade
29/01/2004
Pesquisador vai tocar projeto de alfabetização
29/01/2004
França vai apoiar fundo antipobreza
29/01/2004
Governo quer critério social nas licitações
29/01/2004
101 mil vagas derrubam desemprego em SP
28/01/2004
Desemprego na Grande SP em 2003 sobe para 19,9%, o maior da história
28/01/2004
Petrobras limita preço de gás para ônibus
28/01/2004
Sorocaba: fornecimento de água só volta ao normal no domingo
28/01/2004
Defesa do consumidor: Lista pode ser dor de cabeça no casamento
28/01/2004
Tarso quer reforma logo: ‘Chega de teorização’