HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
  incentivo
05/05/2004

Caixa reabre crédito para a classe média

BRASÍLIA - A partir de segunda-feira, a Caixa Econômica Federal passará a oferecer em suas agências cinco novas linhas de crédito para ampliação, construção e reforma de imóveis residenciais ou comerciais com recursos próprios para as classes média e alta. Estas linhas de financiamento, que tinham sido suspensas em 2002, foram retomadas parcialmente em novembro do ano passado e agora completam todas as suas modalidades de atendimento. O anúncio oficial das novas regras será amanhã, quando a instituição financeira divulgará o balanço patrimonial do primeiro trimestre deste ano.

O vice-presidente de negócios bancários e imobiliários da Caixa, Fábio Lenza, afirmou que a apresentação desses produtos faz parte da estratégia do banco de alongar os prazos de financiamento e diversificar sua carteira de crédito destinada ao setor.

"Com a retomada da queda dos juros, as linhas de longo prazo se tornam mais viáveis", afirmou Lenza, acrescentando que a linha de financiamento foi suspensa em 2002 por causa das elevadas taxas de juros que estavam sendo praticadas no mercado.

Dentre as vantagens das novas linhas de crédito, estão a inexistência de valor máximo de financiamento e a não vinculação de renda máxima para a concessão do crédito. Na modalidade destinada às pessoas físicas, mesmo aquelas que já sejam proprietárias de outro imóvel residencial ou comercial, os juros das cinco modalidades variam de 13% e 18% ao ano, acrescidos da Taxa Referencial (TR).

O prazo de pagamento varia de 60 a 180 meses. Os financiamentos serão efetuados por meio do Sistema de Amortização Constante (SAC), que não deixa resíduos de pagamento e permite que o valor das parcelas caia com o passar dos anos.

Lenza ressaltou que as taxas de juros cobradas nessas modalidades são maiores do que as oferecidas para baixa renda, que contam com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). As novas modalidades da carta de crédito contam com recursos do mercado. A carteira de crédito imobiliário da Caixa terá, neste ano, recursos da ordem de R$ 1,2 bilhão.

Ontem, a Caixa Seguros lançou um novo tipo de seguro residencial, voltado para quem possui imóveis com valor acima de R$ 70 mil. O produto tem um total de 10 coberturas, como incêndio, queda de raio ou explosão, roubo, furto de bens e danos elétricos. A garantia para reparos realizados é de 90 dias.

EDNA SIMÃO
do Jornal do Brasil

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
05/05/2004 Cesta básica: 12 capitais têm deflação com oferta maior e renda achatada
05/05/2004
Para novo presidente de conselho, cota não ataca origem do problema
05/05/2004
Para Delfim, falta confiança no Brasil
04/05/2004
Lei Rouanet muda para redistribuir recursos
04/05/2004
Lula deve anunciar pacote de geração de empregos na próxima semana, diz Afif
04/05/2004 Secretário dos EUA elogia 'conquistas' da política monetária do Brasil
04/05/2004 Estágio vira emprego para 67% dos jovens
04/05/2004 Tributação indireta sobre ensino pode superar 20%
04/05/2004 Ensino técnico e médio deve ser reunificado
04/05/2004 Farmácias populares serão inauguradas ainda este mês