HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
  economia
04/05/2004

Secretário dos EUA elogia 'conquistas' da política monetária do Brasil

Snow disse que, dos países com as maiores economias na América Latina, Brasil e Argentina “merecem reconhecimento especial” por “conquistas em política monetária”.

“As conseqüências positivas de fortes políticas fiscais e monetárias estão sendo sentidas. No Brasil, por exemplo, o aumento da confiança na política fiscal e a tendência de queda das expectativas inflacionárias permitiram ao Banco Central cortar agressivamente as taxas de juros nos últimos dez meses”, disse o secretário.

“Taxas de juros reais são agora de menos de 10%, o que ajuda a impulsionar crescimento econômico mais rápido e o maior nível de investimento.”

Reforma e perfil da dívida
John Snow fez as declarações durante a 34ª conferência de Washington do Conselho das Américas, que termina nesta terça-feira.

Leia também, sobre a conferência: EUA iniciarão negociações comerciais com mais três países

A reunião, que neste ano discute a construção de alianças entre os países do continente americano, também contou nesta segunda-feira com a presença do secretário de Estado americano, Colin Powell, do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Luiz Fernando Furlan, e de outras autoridades latino-americanas e dos Estados Unidos.

John Snow também aproveitou seu discurso para elogiar os esforços brasileiros no sentido de mudar o perfil de sua dívida.

“(...) O Brasil reduziu bastante a proporção de seu débito ligado ao câmbio”, destacou o secretário, dizendo que a medida a uma melhoria e estabilização da economia, ao fortalecer seu perfil de débito e aprofundar o mercado de capital doméstico.

Outro fato elogiado por Snow foi a Reforma da Previdência que, segundo ele, fez com que o Brasil “liberasse verbas que agora podem ser usadas para reduzir a dívida pública ou aumentar investimentos-chave em infra-estrutura”.



RAFAEL GOMEZ
da BBC Brasil

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANteriores
04/05/2004 Estágio vira emprego para 67% dos jovens
04/05/2004 Tributação indireta sobre ensino pode superar 20%
04/05/2004 Ensino técnico e médio deve ser reunificado
04/05/2004 Farmácias populares serão inauguradas ainda este mês
04/05/2004 Enquanto salário estiver atrelado à Previdência reajuste será insuficiente
04/05/2004 Conta de Lula sobre mínimo não bate com a da Previdência
04/05/2004 Lei Rouanet muda para redistribuir recursos
03/05/2004 Menos desempregados ganham mais seguro
03/05/2004 Militar na rua não dá certo, diz líder de ONG
30/04/2004
Mínimo vai para R$ 260; governo é criticado
30/04/2004
OAB afirma que governo deve desculpas ao trabalhador