HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
 

retomada
16/12/2003
Lula diz que bancos terão de investir em produção e emprego

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em São Paulo, que o governo não pode continuar oferecendo ao mercado títulos a juros "exorbitantes" e que os bancos terão de investir mais na chamada "economia real".

"Os bancos podem começar a se preparar porque vão ser motivados a ganhar dinheiro investindo em coisas que signifiquem criação de emprego, geração de riqueza e distribuição de renda. E, para que isso aconteça, o governo não pode incentivar os bancos a ganhar dinheiro sem emprestar ao setor produtivo, oferecendo títulos a juros exorbitantes", disse Lula na entrega do prêmio Brasileiro do Ano, concedido ao ministro da Fazenda, Antonio Palocci Filho, promovido pela revista "Isto É".

Palocci disse que em seu primeiro ano o governo Lula cumpriu a "travessia do deserto", em referência ao ajuste fiscal de 2003. "Neste ano fizemos a travessia do deserto. O ajuste foi duro, severo, de um governo que chegou com vontade de fazer tudo e descobriu que a distância entre a vontade e a possibilidade é infinita."

À tarde, Palocci dissera que a priorização das políticas microeconômicas para 2004 é essencial para a retomada do crescimento econômico sustentável, pois as políticas macroeconômicas são insuficientes para garantir crescimento de longo prazo.

"Essa agenda microeconômica é essencial para o crescimento do país. Sem ela não haverá crescimento de longo prazo. Não basta ter baixa inflação, juro em queda e dívida equilibrada. [...] Fazemos muita polêmica em torno de coisas absolutamente evidentes, como ordenar o Orçamento, só gastar o que se tem, pagar a dívida que contraiu. Não me parece que o Brasil precisa desenvolver tanto esforço intelectual com essas questões", disse.

JOSÉ ALAN DIAS
da Folha de S.Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
15/12/2003 Economia tem alta de empregos precários
15/12/2003 Projeto cria sistema nacional de cotas em universidades
15/12/2003 Graziano quer ajuda de ONG no Fome Zero
15/12/2003 Vestibular pede foto a negros
15/12/2003 Aumenta o número de transplantes em São Paulo
15/12/2003 Para ministro, crise é mais profunda nas universidades públicas
15/12/2003 Maioria das áreas tem média abaixo de 50 no Provão
15/12/2003 MEC quer incentivar doação à escola pública
12/12/2003 Unicef mapeia desigualdade no Brasil
12/12/2003 Relatório da OAB e de promotores aponta tortura na Febem de Ribeirão