HOME | NOTÍCIAS  | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 


PARTICIPE
Envie sua opinião

LEIA A REPERCUSSÃO DA coluna

A tragédia da surdez anunciada

“Com relação ao que publica sob o título “a tragédia da surdez anunciada”, remete-me a entender que ; um povo que elege o sr. Lula da Silva, muito provavelmente, e infelizmente, não sabe limpar os ouvidos, escovar os dentes etc.

O Sr. Lula da Silva, conseguiu de forma singular e efetiva, pela primeira vez, um programa capaz de socializar a miséria, através do Bolsa Família.”
Gilberto Griz (PE) - ggriz@uol.com.br



“Eu penso que todas autoridades desde país deveriam levar a sério tudo que você escreve; os problemas seriam diminuídos neste país tão desorganizado. Bravo, por teu humanismo...”
Gilvania Reau - gilvania.reau@laposte.net



“Engraçado, estudei minha vida toda em escola particular e lá nunca me deram aula de saúde para saber como limpar os ouvidos com cotonete. Realmente a culpa é do Lula. Dizem que o povo tem o presidente que merece. Eu vou além. O povo tem a imprensa que merece.”
Gabriel Sitônio - gabriel@ondeestudar.com.br



“Faltam informações sobre saúde agregadas à educação dos nossos jovens e também aos professores. Nosso país está enraizado num sistema de ensino que se preocupa em ensinar e o aluno aprender, somente o que o professor ensina sem questionar. Momento oportuno para repensarmos a formação dos professores. Projetos existem, faltam incentivo e competência do governo. Saúde e Educação não podem ser "socorridos" somente quando estão na UTI, a prevenção é o melhor remédio.”
Devandira Nunes Ferreira, professora universitária - São José do Rio Preto (SP) -
dheluana@terra.com.br



”Estou com 62 anos de idade, fiz o curso primário hoje ensino fundamental) em Grupo Escolar, isto é, em escola pública, éramos visitados duas vezes por semana por um dentista e um médico que diagnosticavam e tratavam pequenos problemas de saúde melhorando, dessa forma, o desempenho dos alunos bem como desafogando os postos de saúde.”
abarale@terra.com.br



“Parabenizo-o pela sua conclusão na qual enxerga que certos problemas de saúde como surdez, visão fraca, anemia e outros influem no fracasso escolar das crianças brasileiras. Acompanho sempre com interesse assuntos ligados à Educação. E fico horrorizada quando vejo instituições como o World Bank, gastando milhões de dólares com a educação infantil em países subdesenvolvidos sem obter sucesso algum. Fazem enormes relatórios sobre os investimentos feitos e a falta de bons resultados. Nunca li nada que demonstre que o fracasso escolar pode não estar diretamente ligado à sala de aula. Não olham com mais atenção para o entorno das escolas onde as crianças vivem muitas vezes em condições miseráveis, e muito menos relevam os problemas de saúde que enfrentam e que bloqueiam sua capacidade de aprendizado. No ano passado também, num debate promovido pela Folha de SP, educadores como Claudio de Castro, Paulo Renato e um terceiro, cujo nome não me lembro, falaram de todos os problemas das escolas brasileiras, mas nenhum da natureza deste que você levantou.”
Regina Caldas -regina.caldas@globo.com

 
 
 

MAIS OPINIÕEs:
23/07/2007
A tragédia anunciada do cotonete
18/07/2007
É pior do que se imagina
17/07/2007
Lula merecia essa vaia?
10/07/2007
Dia sem carro é bobagem?
04/07/2007
Arte que nasce da fumaça
03/07/2007
Universitário tem de trabalhar
26/06/2007
A morte precoce dos idosos
25/06/2007 Teste para saber se você está morrendo
20/06/2007 Professora de Aventura
19/06/2007
Pílula contra o aborto
Outros comentários