HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
  polêmica
17/11/2003
Febem já faz transferência

“O Governo do estado já vem fazendo, por conta própria, a transferência de maiores de 18 anos da Febem para o sistema prisional. Então por que levantar toda essa discussão agora?”, pergunta Conceição Paganele, presidente da Associação de Mães e Amigos da Criança e do Adolescente em Situação de Risco (Amar). De acordo com ela, a Penitenciária de Hortolândia, por exemplo, abriga 48 adolescentes que foram tirados da fundação.

Conceição afirma que o sistema prisional brasileiro é uma fábrica de facções e criminosos e, por isso, não tem como recuperar o adolescente. “Três anos na vida de um jovem é a mesma coisa que 30 anos para um adulto porque o adolescente tem muita pressa de viver”, disse, referindo-se à proposta do Governo de ampliar o prazo de internação de menores que praticarem infrações graves.

O aumento do tempo de internação para jovens que cometerem assassinatos foi defendido pelo presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, publicada na edição de ontem. Costa disse que, nesses casos, a medida socioeducativa deveria ser cumprida em presídios juvenis. “Nesse sistema eles teriam tratamento diferenciado. É um sistema para acolher Batoré, Champinha, entre outros”, comentou. Segundo o presidente, sozinhos, jovens como eles são capazes de mudar a rotina de uma unidade da fundação, de fazer rebelião e corromper funcionários.

Para Conceição, não existe investimento na ressocialização do menor infrator. “Transferir os adolescentes para o sistema prisional é a mesma coisa que passar um atestado de incompetência, porque cadeia só faz com que os jovens saíam de lá mais estruturados para o crime”, lamentou.

Segundo o advogado Ariel de Castro Alves, da Comissão de Direitos Humanos da OAB, 7% dos internos têm problemas psiquiátricos e a Febem não tem nem mesmo estrutura para atendê-los.


As informações são do Diário de S. Paulo.

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
17/11/2003 Representante da OAB critica iniciativa do Governo de SP
17/11/2003 Estado quer levar menor infrator para cadeia ao completar 18 anos
17/11/2003 Terceirização tem princípios controversos
17/11/2003 Rio contrata ONGs para serviços em favelas
17/11/2003 Cidade amplia merenda e muda cardápio
14/11/2003 Violência atinge metade dos paulistanos
14/11/2003 Punição para menores divide católicos
14/11/2003 Brasileiro quer emagrecer para ter mais disposição
14/11/2003 20% dos jovens querem ter arma de fogo
14/11/2003 Número de pessoas mortas pela polícia bate recorde em outubro