Um dos temas que certamente dominará
a campanha eleitoral desse ano para as prefeituras das grande
cidades será o pedágio urbano. Aquele em que
a população tem que pagar para percorrer determinados
lugares da cidade, assim como já acontece em Londres
(Inglaterra). É algo semelhante ao que já acontece
hoje em São Paulo onde há limitação
para os carros trafegarem em certos dias da semana, de acordo
como o final das placas dos veículos.
Quando o pedágio urbano foi implementado em Londres
houve forte resistência da sociedade. Mas agora, a população
já se acostumou com a idéia e o resultado, dizem,
tem sido positivo. Está dando tão certo que
outras metrópoles européias - como Paris (França)
e Madri (Espanha) - estão começando a fazer
estudos sobre o tema. Alguns técnicos da área
de transporte de São Paulo também estão
de olhos abertos para ver se a experiência de fato é
boa.
O pedágio urbano teria duas grandes vantagens: reduzir
o número de veículos circulante e ainda arrecadar
dinheiro para melhorar o transporte público. Os paulistas
já se habituaram a pagar pedágio para ter as
estradas em excelentes condições como são
as do estado. Também já não reclamam
muito do chamado rodízio de veículo - que voltou
ontem por causa do reinício das aulas - na cidade de
São Paulo. Talvez não seja mesmo difícil
para os paulistanos encarar logo mais também o pedágio
urbano.
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instalam pedágios na cidade para conter congestionamento
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