Foi apresentada
na segunda-feira oficialmente, em Minas Gerais, uma experiência
para reinventar a escola pública - o nome de batismo
é Escola
Integrada.
Conduzida pela prefeitura de Belo Horizonte, essa experiência
visa aumentar a jornada escolar usando os mais variados espaços
da cidade, a começar do bairro(clubes, parques, praças,
museus, cinemas). O funcionamento é bem simples.
Graças a uma parceria com 10 universidades mineiras,
estudantes de diferentes faculdades fazem atividades com os
alunos nos espaços comunitários. Ontem, por
exemplo, brincadeiras ajudavam a aprender matemática.
Toda essa articulação é possível
porque existe, em cada escola municipal, um professor comunitário
para montar parceiras, além da determinação
de cruzamento de programas públicos de saúde,
lazer, esportes, cultura, etc . É uma modalidade semelhante
ao bairro-escola testado em Nova
Iguaçu, no Rio de Janeiro.
A importância dessas experiência deve-se ao fato
de que já nasce com lupa. Com o interesse de aumentar
a jornada escolar, o Ministério da Educação
resolveu disseminar pelo país, nos programas de formação
de professor, o conceito de bairros educativos, dispondo técnicos
e, em alguns casos, recursos, para a sua implementação.
Em BH, atividades educativas terão 9 horas diárias
BH
lança programa educacional inédito no País
Iniciativas
transformam a vida de jovens estudantes
Bairro-escola
ajuda a resolver problemas sociais
Em
Nova Iguaçu, bairro escola é política
pública efetiva
Coluna originalmente publicada na Folha Online,
editoria Pensata.
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