A esmagadora maioria dos estudantes
brasileiros sai da 3.ª série do Ensino Médio
sem saber matemática e língua portuguesa. É
o que mostra uma nova leitura dos resultados do último
Sistema Nacional de Avaliação da Educação
Básica (Saeb), realizado em 2001. Apenas 5,99% dos
alunos testados tinham nível adequado
de conhecimento em matemática. Em língua portuguesa,
o índice foi de 5,34%.
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas
Educacionais (Inep), Luiz Araújo, afirmou que a maior
parte dos alunos do Ensino Médio não assimila
conhecimentos novos. “O nível dos alunos é
mais compatível com o da 8.ª série do que
com o da 3.ª série do ensino médio.”
A situação se agrava nas regiões mais
pobres do País. O porcentual de alunos classificados
nos estágios crítico e muito crítico
em matemática, por exemplo, sobe para no Norte e 76,4%
no Nordeste – enquanto a média está em
67%.
Alunos no nível crítico português lêem
apenas narrativos e informativos simples e estão longe
de paródias, poemas e textos científicos. Já
os que se encontram neste patamar em matemática não
conseguem fazer interpretação gráfica
e usar as figuras geométricas planas.
Sandra Sato
De O Estado de S.Paulo
|