HOME | COLUNAS | SÓ SÃO PAULO | COMUNIDADE | CIDADÃO JORNALISTA | QUEM SOMOS
 
educação
06/11/2003
Docente denuncia erro em concurso

Acesso à prova antes do horário, atraso na entrega das questões, mudança de local no dia do concurso e falta de checagem dos documentos. As reclamações são de candidatos que fizeram, no último domingo, a prova para preencher 49 mil vagas de professor da rede estadual de ensino.

A Apeoesp (sindicato dos professores do Estado de São Paulo) registrou cerca de 60 reclamações de professores e pretende, para buscar uma solução para o problema, se reunir com o secretário da Educação, Gabriel Chalita, ainda nesta semana.

A Secretaria Estadual da Educação afirma que pediu à Intesp, empresa responsável pela realização do concurso, a apuração das denúncias dos professores. A Intesp deverá ter uma resposta sobre as reclamações até amanhã.

A professora Kátia Martins relata que, na sala onde fez o exame -sala 3 do colégio Reverendo Tersio Moraes Pereira, em São Miguel (zona leste da capital)-, a prova dissertativa, que seria feita no período da tarde, foi distribuída por engano pela manhã.

A professora afirma que os candidatos tiveram tempo de ler as questões antes de a prova ser recolhida. Martins registrou um boletim de ocorrência e diz que estuda a possibilidade de entrar com uma ação contra a secretaria.

A Secretaria da Educação, no entanto, afirma que o envelope com a prova dissertativa foi aberto por engano, mas as provas não foram distribuídas entre os candidatos. A secretaria afirma que a fiscal da prova registrou o ocorrido em uma ata.

Outro professor -que fez a prova na sala 15 da escola Professor Carlos de Moraes- afirma que ninguém pediu documento de identificação ou impressão digital antes do início do teste. Ele diz ainda que a mesma pessoa que levou os envelopes com as provas até a sala prestou o concurso.

A Apeoesp registrou também reclamações de professores que disseram que o local de prova foi mudado no dia do concurso. Outros falam de atraso no início da prova, diminuindo o tempo para responder as questões.

A secretaria afirma que pediu à Intesp uma explicação sobre os problemas levantados. No total, cerca de 250 mil professores se inscreveram no concurso.
No último domingo as provas foram para as disciplinas de biologia, história, matemática, português e química. No próximo domingo, os candidatos farão as provas para preencher as vagas nas disciplinas de ciências físicas e biológicas, educação artística, física, geografia e inglês.


SIMONE IWASSO
Da Folha de S.Paulo

   
 
 
 

NOTÍCIAS ANTERIORES
05/11/2003 Febem inicia transferência de internos de unidade superlotada
05/11/2003 Mais 40 mil pessoas já têm registro de nascimento no país
05/11/2003 Paraplégico reage à terapia com célula-tronco
05/11/2003 Só chuva tira Cantareira do rodízio
05/11/2003 Professores criticam concurso público
05/11/2003 Segurado ganha correção de 14,6% mais R$ 10.598,77
05/11/2003 Relator quer restabelecer prazo para referendo sobre a venda de armas
05/11/2003 Nível do ensino médio é crítico no País
05/11/2003 Trabalho informal quase iguala o formal
04/11/2003 Previsão de retomada de emprego é prematura, diz Meirelles