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ensino
07/11/2003
País cumpre a meta de matricular mesma proporção de alunos e alunas

Apesar de somente 59% dos estudantes matriculados conseguirem terminar o ensino fundamental e de o país possuir 39% dos estudantes em séries não-compatíveis com suas idades, a educação brasileira recebeu ontem uma boa notícia.

O Brasil está sendo mostrado a outros países pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) como um modelo por ter cumprido, antes de 2000, a meta chamada de "paridade de gênero" -ou seja, ter a mesma proporção de meninos e meninas em relação à faixa etária na escola.

Essa foi considerada a meta de urgência entre seis que foram estabelecidas em 2000, durante o Fórum Mundial de Educação, promovido em Dacar (Senegal). Mais de 160 países se comprometeram a eliminar até 2005 a disparidade entre os gêneros.

No entanto o Relatório de Monitoramento Global Educação para Todos -divulgado ontem pela organização- mostra que somente 52 países de 128 acompanhados pela Unesco devem cumprir o compromisso.

O representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein, afirmou que ocorreu um avanço porque o país priorizou a universalização do ensino. "Houve uma compreensão de que a escola é o lugar para obter avanços."

O relatório, porém, faz duas ressalvas: 1) o Brasil ainda tem um número menor de meninas matriculadas no ensino fundamental; e 2) a escolaridade não se reverte em um rendimento maior.


As informações são da Folha de S. Paulo.

   
 
 
 

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